
A ArcelorMittal é o maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global com o propósito de fornecer aços inteligentes para o planeta e as pessoas. Com forte compromisso com a inovação e a sustentabilidade, a ArcelorMittal investe continuamente em tecnologias para aumentar a eficiência de seus processos e reduzir impactos ambientais, alinhando suas operações aos princípios da indústria 4.0 e da economia de baixo carbono
👉 Continue a leitura e veja como a siderúrgica garantiu mais confiabilidade no balanço mássico e metalúrgico com apoio da TAGNA.
O desafio
Mercado
Siderurgia
Processo
Sinterização
Unidade
Tubarão (ES)
Em busca de mais precisão e confiabilidade no balanço mássico e metalúrgico, a ArcelorMittal Tubarão precisava de uma solução mais robusta e confiável para transformar o fechamento de produção na sinterização.
Antes de implementar a solução da TAGNA, a planta enfrentava obstáculos como:
- Incerteza nas medições: medições divergentes entre balanças dificultavam a consolidação do valor real de produção
- Dados inconsistentes: diferentes instrumentos, medindo em bases úmida e seca, geravam contradições
- Dependência de análises manuais: grande esforço do time técnico para validações, com uso intensivo de planilhas
- Falta de visibilidade sobre o estado da instrumentação: dificultando as decisões da manutenção
- Risco na tomada de decisão e auditoria: pela falta de rastreabilidade confiável nos dados.
🔎 A sinterização é um processo fundamental na produção do aço, no qual minérios de ferro e outros materiais são aglomerados em sínter, um material poroso que serve como matéria-prima nos altos-fornos. O sínter resultante possui granulometria ideal, favorecendo a permeabilidade da carga no alto forno e otimizando a produção de ferro-gusa, além de permitir o aproveitamento de materiais finos que não poderiam ser utilizados diretamente.
A solução
Para transformar o fechamento de produção na sinterização da ArcelorMittal Tubarão, a TAGNA implementou dois módulos da plataforma NEXUM: Balance e Health.
Com os módulos integrados, a plataforma adota uma metodologia de alta confiabilidade, combinando reconciliação de dados com algoritmos de otimização e validação contínua das informações coletadas no chão de fábrica. Além disso, oferece insights em tempo hábil, permitindo que a equipe de manutenção atue rapidamente diante de falhas ou desvios em instrumentos de medição que possam impactar o fechamento de produção.

Faz a reconciliação de dados com base em algoritmos de otimização, considerando as incertezas de cada instrumento para indicar o valor real de produção

Monitora a saúde dos instrumentos de medição em tempo real, assegura a confiabilidade dos dados e envia alertas inteligentes de suporte à manutenção.
A modelagem do processo foi totalmente customizada com base no fluxograma real da sinterização de Tubarão, permitindo que usuários autorizados realizem adaptações sempre que houver alterações no processo, como a substituição de balanças.

Outro aspecto fundamental da solução é sua conformidade com normas internacionais e boas práticas em contabilidade metalúrgica, alinhando-se aos 10 princípios da AMIRA P754.
Esses princípios asseguram qualidade e confiabilidade no fechamento de balanços, contemplando:
- Medições precisas e integradas
- Fontes de dados consistentes e transparentes
- Procedimentos bem documentados e de simples utilização
- Relatórios auditáveis vinculados à análise de riscos
- Frequência adequada para geração de resultados
- Possibilidade de entradas manuais de dados
- Capacidade de calcular incertezas e detectar erros de tendência
- Definição da precisão requerida para todos os fluxos
- Estimativa de estoque integrada às técnicas de medição
- Detecção e alertas de desvios anormais em medições
🔎 O AMIRA P754 é um código de práticas desenvolvido pela AMIRA International, uma entidade internacional que apoia a pesquisa e desenvolvimento na indústria de recursos minerais. Ele foi lançado inicialmente em 2005 e é amplamente adotado por empresas de mineração e metalurgia ao redor do mundo como referência para contabilidade metalúrgica.
Em relação ao cronograma, a ArcelorMittal recebeu o projeto concluído em apenas 20 meses. Nesse período, a prova de conceito (PoC) foi validada, os impactos no negócio e nas rotinas de fechamento do balanço foram comprovados, e toda a equipe foi treinada e engajada na utilização da solução.

Resultados
Mais confiabilidade dos dados de produção usados em demonstrações financeiras da empresa
Fechamento do balanço de massa 100% automático e auditável
Centralização dos dados para tomadas de decisão em um único sistema.
Documentação do balanço de forma amigável ao usuário
Identificação de desvios de tendência com mais facilidade