Contabilidade de produção confiável e precisa da mina ao porto

Compartilhe nas redes sociais!

Desafio

Falha nos instrumentos de medição, perda de materiais e estoques intermediários são alguns dos fatores que comprometem a contabilidade de produção na mineração, fazendo dessa uma tarefa sempre complexa. E diante desse cenário uma mineradora nos procurou com o desafio de transformar o balanço mássico, hídrico e metalúrgico de toda a sua cadeia produtiva, garantindo um fechamento confiável e uma visão integrada da mina ao porto.

Solução

Para resolver esse desafio, aplicamos o NEXUM Balance que reconcilia os dados de produção automaticamente através de um algoritmo de otimização e, para aumentar a confiabilidade da solução, o NEXUM Health monitora a saúde dos instrumentos detectando suas anomalias e informando a manutenção de forma ágil e preditiva.
 

O fechamento de produção acontece em duas etapas, sendo elas:

 

  • Validação dos dados para corrigir desvios no processo e calcular a saúde dos instrumentos com precisão, removendo erros grosseiros de medição e anomalias, e informando a manutenção de forma ágil e preditiva.
  • Reconciliação de dados através de um algoritmo de otimização para distribuir incertezas entre medidas, perdas e massas acumuladas ao longo da cadeia.

 

Confira a seguir o vídeo sobre a solução!

Resultados

Além de automatizar e documentar a contabilidade de produção de forma amigável ao usuário, a plataforma transformou a contabilidade de produção da mineradora assegurando:

 

  • Visão integrada de toda a cadeia produtiva em uma única plataforma, potencializando as tomadas de decisão e promovendo a melhoria contínua na indústria.
  • Mais confiabilidade do balanço, com a validação da saúde dos instrumentos de medição e validação dos dados de fechamento de produção que poderão ser usados para as demonstrações financeiras das empresas.
  • Boa reputação da empresa com um fechamento de produção preciso e confiável que atende aos padrões internacionais de auditabilidade e transparência.

 

 

Para saber mais sobre o tema “Balanço Mássico, Hídrico e Metalúrgico”, acesse nossa página de insights!

Aproveite para ler outras publicações!