cinza (1) (Copy)
Pesquisar
Close this search box.

Redução de transbordos e desperdício no bombeamento de água

Compartilhe nas redes sociais!

Desafio

A AngloGold Ashanti precisava reduzir os alagamentos e o desperdício de água decorrentes do transbordo de tanques nas estações de bombeamento de água da Mina até a ETA.

 

Esse bombeamento é feito em níveis, de baixo para cima, formando uma coluna vertical de fluxo de água. Em paralelo, existem outras estações secundárias, que bombeiam água em nível horizontal e convergem com essa coluna central.

 

No antigo cenário, existia uma falta de sincronismo entre essas estações que desencadeava os transbordos.



Solução

Para resolver o problema, desenvolvemos um cálculo de predição do tempo de transbordo dos tanques. A solução pesquisa entre todos os cenários possíveis, qual é a combinação ideal de rotações nas bombas para evitar um eventual transbordo.

 

Um ponto importante é que a tomada de decisão se baseia não só no nível de água existente nos tanques como também na tendência de transbordo deles. Ou seja, se um tanque está cheio pela metade, mas recebe água em alta velocidade, o sistema entende que há uma probabilidade maior de transbordo dele em relação a outro tanque que já está mais cheio, mas que recebe água em uma velocidade menor.

 

Assim, conseguimos entregar uma solução precisa, confiável e escalável para outras Estações de Tratamento de Água da AngloGold Ashanti.



Resultados

Com essa iniciativa conseguimos uma redução de 75% no tempo médio de transbordo dos tanques e um aumento na vazão bombeada para a ETA equivalente a 93 piscinas olímpicas por ano.

 

Também foi possível eliminar os alagamentos e o desperdício dessa água decorrentes do desafio existente, além de reduzir o volume de água consumida no processo.

corretivas e preventivas, com tomadas de decisão mais rápidas.

Aproveite para ler outras publicações!