AUTOMAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DE PROCESSOS MINERAIS (SGPM)

 

O DESAFIO DA YARA

Com a geração de relatórios de processo sendo realizadas de forma manual, a Yara tinha como desafio aumentar a sua produtividade reduzindo o tempo gasto pela equipe com essa tarefa.

Além disso, também seria necessário preservar a confiabilidade das informações contidas no Sistema de Gestão de Processos Minerais (SGPM) para viabilizar tomadas de decisão mais ágeis e seguras para o negócio.
 
NOSSA SOLUÇÃO

Para resolver esse desafio, automatizamos a geração de relatórios para o Sistema de Gestão de Processos Minerais (SGPM) através da coleta de dados via PIMS, um sistema de gerenciamento de informações da planta.

Deste modo, as informações que antes eram coletadas manualmente pela equipe passaram a ser disponibilizadas pelo sistema, com dados coletados em tempo real. Os relatórios gerados a partir dessa automação foram:

  • Balanço simplificado da recuperação mássica e médias de produção
  • Relatório Dia-a-Dia com informações diárias do processo em determinado período
  • Daily Report para comparação entre o que foi produzido vs. metas diárias
  • Carta de controle para monitoramento de variáveis importantes no processo

 
ENTREGA DE VALOR

Além do aumento na produtividade e mais confiabilidade para tomadas de decisão, o projeto de automação realizado na Yara também entregou:

  • Relatórios de processo completos e mais confiáveis
  • Mais usabilidade e facilidade nas análises, a partir da melhoria no visual dos relatórios
  • Mais segurança da informação, com relatórios otimizados e resumidos a apenas um arquivo evitando a perda de dados e históricos

 
DEPOIMENTO DO CLIENTE

“Com a parceria da TAGNA conseguimos atender o desejo da equipe de operação da planta mineral de ter uma ferramenta customizada, fácil de usar, confiável e que controla e historiza os dados de produção da planta, desde a coleta até a geração de relatórios gerenciais com dados compilados.”

Murilo Izidoro | Engenheiro de Automação na Yara Brasil

Date: 1 April, 2020