A automação industrial consiste na aplicação de tecnologias em processos produtivos com o intuito de otimizar operações e reduzir ao máximo o esforço humano.

Aumento de produtividade, melhoria na qualidade final do produto, redução de custos, segurança e desenvolvimento tecnológico são alguns dos benefícios que ela pode oferecer para várias áreas da indústria.

Neste artigo, vamos detalhar as 5 principais vantagens da automação industrial para o setor de manutenção. Continue a leitura e descubra como potencializar os resultados no setor!

 

#1 Facilita o diagnóstico de manutenção

A automação industrial tem grande importância para os diagnósticos do setor de manutenção, uma vez que, a partir de sistemas de controle bem implantados (telas, alarmes, comandos e instruções), é possível identificar facilmente a raiz de um problema nos equipamentos.

Sem o auxílio da tecnologia de controle e automação, esses diagnósticos levam muito mais tempo para serem realizados, o que compromete a produtividade das equipes de manutenção e também a assertividade das informações levantadas.

Também podemos destacar a possibilidade de armazenamento de dados dos sistemas de controle como um benefício da automação para o setor de manutenção. A partir de um histórico de falhas de um equipamento, é possível combinar parâmetros e mapear padrões que irão contribuir para a investigação das causas de determinados problemas.

 

#2 Aumenta a eficiência do processo e a disponibilidade das máquinas

A manutenção consiste basicamente no processo de correção de falhas ou quebras dos equipamentos de processos. Tal ação pode ser feita de três formas:

  • Preventiva: realizada de forma prévia e programada para evitar que falhas aconteçam e comprometam o processo.
  • Corretiva: feita somente depois que um defeito é apresentado.
  • Preditiva: um procedimento de constatação de falhas antes do maquinário para de funcionar.

Graças a automação industrial, os gestores passam a atuar de forma cada vez mais preditiva. Com isso, aumentam-se os indicadores de eficiência do processo e também da disponibilidade das máquinas, que operam por mais tempo sem falhas que impactem a produção.

 

#3 Reduz custos com manutenção corretiva

A automação industrial é, de fato, um caminho eficiente, seguro e sustentável para a indústria. Possíveis falhas previstas com antecedência, dispensam a necessidade de ocorrerem manutenções corretivas. Nesse sentido, podemos dizer que a automação também contribui para a redução de gastos decorrentes no setor de manutenção.

Abaixo citamos dois grandes gastos que são reduzidos com uma informação mais confiável do processo:

  • Perda de produção: Com a previsão de falhas, as paradas são programadas para que a produção seja minimamente impactada.
  • Custos de Manutenção: Geralmente, os custos decorrentes de paradas não programadas são maiores do que os custos com paradas de produção intencionais. Isso acontece porque paradas não programadas podem ocasionar a quebra de máquinas que impactam em outros pontos de manutenção, além de demandarem a compra de novas peças em caráter emergencial acarretando ainda mais custos.

 

#4 Otimiza a produtividade da equipe

Processos automatizados, manutenção preditiva e aumento da disponibilidade dos equipamentos reduzem a necessidade de “apagar incêndios” o tempo todo.

Assim, a automação contribui também para o aumento de produtividade das equipes de manutenção, que passa a atuar de forma mais estratégica, gerando mais valor para o negócio.

 

#5 Potencializa o papel da manutenção na transformação da indústria

Em tempos nos quais muito se fala sobre transformação digital e seus impactos nos negócios, é importante ressaltar a importância da implementação de iniciativas de indústria 4.0 no chão de fábrica para otimizar processos e também garantir competitividade.

A aplicação de tecnologias como Big Data, Analytics, Robótica e IoT, por exemplo, sugerem possibilidades inéditas para transformar a manutenção industrial e potencializar os resultados do negócio como um todo. No entanto, essa realidade digital só é possível a partir do desenvolvimento tecnológico da indústria, conduzido pela automação industrial como falamos nesse artigo aqui.

Com isso, a automação é um fator importante para impulsionar o desenvolvimento tecnológico do setor de manutenção, contribuindo para os ganhos em toda a cadeia produtiva.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os benefícios da automação para o setor de manutenção? Acompanhe nossas redes sociais e fique de olho nos próximos posts.

Date: 14 May, 2020 Author: