Desafio
Com PLC e supervisório desatualizados e sem um padrão pré-estabelecido de lógicas de programação, a Vale nos procurou com o desafio de modernizar e atualizar o sistema de Automação do Porto CPBS.
Com isso, seria possível garantir mais confiabilidade e segurança para o processo.
Solução
Para resolver o desafio do cliente, desenvolvemos e padronizamos os softwares de controle e supervisão da Companhia Portuária Baía de Sepetiba, de acordo com os critérios indicados pelos fabricantes, normas internacionais e melhores práticas em automação.
O novo Sistema de Automação implantado manteve a configuração cliente/servidor e a arquitetura implementada foi desenvolvida no sistema PlantPAx.
Esse sistema compartilha tecnologia comum (sistema Integrated Architecture®) com todas as outras disciplinas de automação na fábrica, criando um fluxo de informações contínuo para oportunidades de otimização.
Dentre os equipamentos contemplados na nova lógica de controle estão:
- virador de vagões
- correias transportadoras de minério
- máquinas empilhadeiras e retomadoras
- carregadora de navios
Resultados
As adaptações e padronizações realizadas no sistema de supervisão tornaram a navegação do usuário mais simples, com poucos cliques, o que garante mais agilidade para a equipe no diagnóstico de ocorrências em qualquer equipamento.
Em paralelo, a manutenção da lógica de programação também ficou mais simples, facilitando a resolução de eventuais problemas e reduzindo tempo de paradas na planta.