RHI MAGNESITA CHALLENGE FIEMGLAB: eficiência energética e agilidade

 

O DESAFIO DA RHI MAGNESITA

O propósito do Challenge FIEMGlab era de encontrar soluções inovadoras para reduzir o consumo e custos energéticos nos processos de fusão e queima das unidades produtivas da RHI Magnesita.

Para esse desafio, contamos com nosso time de XPERTS para realizar um diagnóstico eficiente, além de garantir agilidade na implementação do projeto que durou apenas 8 semanas.

A SOLUÇÃO

Foi feita a implantação dos modelos para controle avançado do forno, focando em uma estratégia de controle multivariável, que trabalhasse com o desacoplamento das zonas de queima e não mais com controle individuais de temperatura.

Para garantir uma entrega completa, fizemos também as alterações necessárias no sistema de controle e no sistema de supervisão atual para que o forno passasse a ser controlado pela ferramenta de controle avançado da TAGNA e não pelo operador e pelas lógicas de automação anteriores.

ENTREGA DE VALOR

Eficiência energética e agilidade na líder global da indústria de refratários!

Em apenas 8 semanas trabalhando ao lado da equipe RHI identificamos o potencial de redução de consumo de gás do forno túnel SA2 em até 7,66% (dependendo do nível de redução do setpoint) e redução de até 87% de variabilidade nas temperaturas do forno SA2.

Assista o videocase do desafio!


 

DEPOIMENTOS

“Gostaria de agradecer a parceria da TAGNA, que esteve junto e com agilidade na tomada de decisão na implementação da sua solução, trazendo esse benefício para a empresa.”

Rodrigo Gonçalves | Gerente de Melhoria na RHI Magnesita

“Me surpreendeu muito a atuação da TAGNA que trouxe uma transparência muito grande na discussão dos problemas e, principalmente, uma velocidade e entendimento do nosso processo. Tanto é que em 8 semanas nós já começamos a colher os benefícios… Eu acho que está aí o grande sucesso dessa parceria.”

Lúcio Queiros | Gerente de Engenharia na RHI Magnesita

“A gente sabe que o tempo que a gente tem para implementação é muito curto e exige responsabilidade, exige entrega, exige dedicação e a TAGNA sempre foi muito solícita com todas as nossas entregas, entregando no prazo e mostrando uma solução do desafio. Em apenas 8 semanas ela conseguiu trazer um resultado de alto impacto, seja no impacto qualidade, seja no impacto de eficiência, seja no impacto financeiro, que geralmente é a linguagem que se fala.”

Ian Grossi | Projetos Tecnológicos no FIEMGlab 4.0

Data da publicação: 2 abril, 2020