Desafio
Nosso desafio nesse projeto era de garantir uma medição precisa do consumo de água de uma grande mineradora, disponibilizando o balanço hídrico de cada processo.
Além disso, era necessário traçar medidas que garantissem o reaproveitamento da água para que não faltasse nos períodos de estiagem e ajudar no controle do monitoramento das barragens, principalmente em épocas de chuva.
Solução
Para resolver esse desafio, nosso ponto de partida foi mapear todos os pontos de entrada e saída de água e verificar os pontos de medição já existentes que seriam automatizados e os pontos que presariam de novas medições.
Com todos os instrumentos de medição integrados, foi feita a implementação de telas sinóticas no sistema de automação da planta com todas estas medições, consistindo nos balanços hídricos dos processos e da planta como um todo.
Resultados
Com a implementação dessa iniciativa foi possível gerenciar os circuitos de água nova e recirculada, garantindo um melhor aproveitamento hídrico por meio de ações corretivas e preventivas, com tomadas de decisão mais rápidas.